
Também devemos lembrar da tossse pós-resfriado ou pós-gripe. O que é isso? Os vírus respiratórios, que causam gripe e resfriado, são capazes de causar irritação na via aérea, além de desencadearem a produção de muita secreção. Esses dois fatores fazem com que a criança tussa. Inicialmente a tosse é produtiva ("encatarrada"), no início da virose, mas com o passar dos dias essa tosse vai se tornando seca e assim pode permanacer por até 3 semanas. Crianças não asmática podem ficar tossindo por longos períodos após um resfriado, contudo as asmáticas o fazem com frequência e duração ainda maior.
Tosse que só aparece durante o dia, desaparece completamente quando a criança está dormindo, piora em momentos de exposição pública e stress pode ser a chamada tosse psicogênica. Para fecharmos este diagnóstico, precisamos antes excluir todas as outras causas de tosse.
Problemas cardíacos (no coração) também podem se manifestar com tosse em alguns casos.
Tosse mais proeminente à noite + coriza e obstrução nasal podem ser sinais de rinite alérgica mal controlada. Caso seu filho apresente esses sintomas fique atento para observar se ele coça o nariz com frequência durante o dia, se apresenta crises de espirros, se fica com o nariz trancadinho ou se apresenta coriza clara frequentemente sem estar gripado.
É importante lembrar que aqui neste post estamos enumerando apenas algumas causas de tosses seca, aquelas mais frequêntes para auxiliar as mães a identificarem os sintomas.
Agora que você já sabe um pouco sobre tosse seca, fique atenta aos sintomas que seu filho apresenta e anote o que acontece e em que momentos para que sua consulta com seu pneumologista pediátrico seja ainda mais efetiva!
Se ficou com alguma dúvida, escreva para nós nos comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário