quarta-feira, 30 de março de 2016

A "bombinha" vicia?

No post de hoje vamos entender o mistério das famosas "bombinhas".
O tratamento da asma é baseado, principalmente, em medicamentos que são administrados por via inalatória, em diferentes dispositivos, sendo o mais conhecido o spray (a tal bombinha). Mas por que inalatório e não via oral, doutora? Simples, quando tratamos asma, o que queremos é que o remédio atinja o pulmão e que a menor quantidade possível vá até a corrente sanguínea. Se tomassemos os medicamentos por via oral (pela boca), eles primeiro teriam que passar pelo sangue para então chegar até os pulmões, aumentando muito os efeitos adversos (aqueles indesejados). Dessa forma, administrar medicamentos para asma por via inalatória é muito menos danoso ao seu filho do que se fosse administrado o mesmo remédio por via oral. 
Segundo ponto, existe mais de um tipo de bombinha. Podemos dividir em dois grandes grupos: o spray utilizado durante as crises de asma e o spray utilizado para prevencão (aquele que seu filho usa todos os dias com indicação médica). Nesse posto vamos falar sobre o salbutamol, o spray utilizado nas crises. Essa substância apresenta o poder de dilatar os brônquios que estão "fechados" durante  crise de asma, aliviando a falta de ar. Este medicamento apresenta como efeito adverso mais conhecido a taquicardia (acelerar o coração). Aí que mora um dos maiores temores das mamães... Então vamos acabar com esse bicho-papão de uma vez por todas! Quando seu filho corre, não acelera o coração também? E quando ele fica bravo e se agita? Acelera também, não? E acontece algo com ele? O mesmo ocorre quando seu filho usa salbutamol e o coração acelera um pouco. Na verdade, o aumento da frequência cardíaca que ocorre com o uso do medicamento muitas vezes é até menor do que quando a criança corre. "Está bem Dra., mas e foi testado cientificamente esse remédio?". A resposta é sim, o salbutamol é um medicamento considerado seguro e existem diversos trabalhos científicos respaldando esta resposta "Ok, entendi, é seguro, mas vicia, né?" Não, não vicia. O salbutamol não apresenta essa propriedade de causar dependência. O que ocorre é que quem é asmático muitas vezes apresenta uma nova crise e precisa usar novamente o salbutamol para o adequado controle, entretanto isso iria acontecer quer a criança use ou não o salbutamol na crise anterior. Dessa forma, o perigoso é não usar o spray na hora da crise e deixar os brônquios fechados.  
Agora que já sabemos que a principal via para tratamento da asma é a inalatória, que o spray não vicia e que o coração acelerar um pouquinho não faz mal à saude das crianças, vamos usar a  nossa preocupação para identificar e tratar as crises adequadamente!


Se ficou com alguma dúvida, deixa um comentário! 

12 comentários:

  1. Minha filha Sophia usa o salbutamol desde os 4 meses de vvida.Quando ela começou a usar a família de meu esposo criticava o uso dizendo que dilatada o coração. No início fiquei preocupada o que me fez pesquisar sobre a tão temida bombinha. Verifiquei que era só mais um mito e que não viciada. Hoje ela está com 6 anos e sempre que está em crise utilizo o salbutamol.E ela é uma criança ativa e sem nenhum problema cardíaco.Adorei a matéria parabens doutora.

    ResponderExcluir
  2. Minha filha Sophia usa o salbutamol desde os 4 meses de vvida.Quando ela começou a usar a família de meu esposo criticava o uso dizendo que dilatada o coração. No início fiquei preocupada o que me fez pesquisar sobre a tão temida bombinha. Verifiquei que era só mais um mito e que não viciada. Hoje ela está com 6 anos e sempre que está em crise utilizo o salbutamol.E ela é uma criança ativa e sem nenhum problema cardíaco.Adorei a matéria parabens doutora.

    ResponderExcluir
  3. Meu filho está com 2anos e 5 meses ele tem asma,quando faço a bombinha com aerolin as vezes sangra o nariz.Devo me preocupar????

    ResponderExcluir
  4. Lucas, é improvável que o salbutamol esteja causando este sangramento. Nesta idade, as crises são frequentemente causadas por infecções virais (gripes e resfriados), que costumam deixar a mucosa nasal (a parte interna do nariz) mais sensível, podendo ocorrer pequenos sangramentos. De qualquer forma, oriento que revise com seu médico para que seu filho seja examinado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutara eu uso essa bombinha já tem uns 8 anos mas eu não tenho crise mas tenho chiado e as vezes falta de ar tenho q usar praticamente quase toda noite será q já fiquei dependente e pode me trazer problema futuramente

      Excluir
  5. Mãe da Sophia, fico feliz que você tenha desvendado este mito e esteja mais tranquila e confiante com o tratamento de sua filha.

    ResponderExcluir
  6. Meu filho faz esportes e o medico recomendo que antes de jogar bola ele tomasse o aerolin, mas ele treina todos os dias, tem algum risco ou problemas ele tomar dois puf de aerolin por dia antes das atividades esportivas?

    ResponderExcluir
  7. Meu filho faz esportes e o medico recomendo que antes de jogar bola ele tomasse o aerolin, mas ele treina todos os dias, tem algum risco ou problemas ele tomar dois puf de aerolin por dia antes das atividades esportivas?

    ResponderExcluir
  8. Dra. Tenho 18 anos e utilizo a bombinha a dois anos para bronquite asmática crônica. Sinto meu coração acelerar cada vez que uso. Eu não sei ao certo quantas vezes e com qual frequência devo usar a bombinha nas minhas crises. Poderia me orientar? E por acaso existe outra forma de aliviar as crises como uma receita caseira ou algum medicamento sem receita? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  9. Dra. Tenho 18 anos e utilizo a bombinha a dois anos para bronquite asmática crônica. Sinto meu coração acelerar cada vez que uso. Eu não sei ao certo quantas vezes e com qual frequência devo usar a bombinha nas minhas crises. Poderia me orientar? E por acaso existe outra forma de aliviar as crises como uma receita caseira ou algum medicamento sem receita? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  10. Dra. sou asmática desde criança passei muitos anos sem ter crise nenhuma e agora com 27 anos minha asma voltou, tive uma pneumonia atípica tomei os remédios direitinho e estou fazendo uso das bombinhas mas ainda sinto dores nas costa e cansaços, isso e normal?

    ResponderExcluir