terça-feira, 12 de abril de 2016

As "bombinhas" são todas iguais?

Quando pensamos em "bombinha" para asma, a primeira que nos vem à cabeça é o salbutamol (aerolin®), aquela usada durante as crises de asma, não é mesmo? O que muitas pessoas não sabem é que este não é o único tipo de spray ("bombinha") para asma que existe. Hoje contamos com importante variedade de sprays utilizados para prevenir crise de asma. Neste post vamos falar um pouco sobre eles.
Você conhece algum asmático que anda com seu spray de salbutamol para todo o lado e o utiliza a toda hora? Esta pessoa ou está em crise ou está com sua asma não controlada, necessitando de uma avaliação médica para indicar medicação preventiva.
Os remédios utilizados para prevenção de crise de asma são também chamados de profiláticos. Se você ouvir essa palavra não se assuste. Profilaxia = prevenção, simples assim. Então vamos a eles!

CORTICOIDE INALATÓRIO. Podemos dizer que essa classe de medicamento é o "carro-chefe" do tratamento da asma. Ele atua diminuindo a inflamação que está presente nos brônquios dos asmáticos, prevenindo, dessa forma, tanto a ocorrência de crise como de sintomas entre uma crise e outra. Além disso, essa medicação também desempenha importante papel em prevenir o remodelamento pulmonar, que é a reorganização que o pulmão dos asmáticos pode sofrer caso eles permaneçam por longos períodos sem tratamento adequado. Existem diversos medicamentos que pertencem a esta classe. Dentre os mais utilizados em nosso meio podemos citar: fluticasona, beclometasona, mometasona, budesonida, ciclesonida. A escolha de qual medicamento utilizar deve ser feita em conjunto com o pneumologista pediátrico e a família da criança.

BRONCODILATADOR DE LONGA DURAÇÃO. Essa classe de medicação atua mantendo os brônquios abertos, como se fosse um salbutamol de longa duração. Apresenta papel excelente no controle dos sintomas aos esforços (tosse, falta de ar), além de auxiliar a prevenir crise de asma e diminuir tosse noturna. Como este remédio não age na inflamação do pulmão, ele nunca deve ser utilizado sozinho, e sim, sempre associado ao corticoide inalatório. A maioria dos laboratórios já produz um dispositivo contendo os dois medicamentos no mesmo spray. Todo esse cuidado é realizado para evitar que ocorra de utilizarmos apenas medicação para manter os brônquios abertos sem controlar a sua inflamação - estaríamos deixando de tratar o principal "vilão" da asma.
Existem dois principais medicamentos desta classe: salmeterol e formoterol, ambos são utilizados usualmente duas vezes ao dia, pois seu tempo de ação no organismo é de em torno de 12 horas.

BRONCODILATADOR DE ULTRALONGA DURAÇÃO. Age de maneira semelhante aos broncodilatadores de longa duração. A diferença desta classe é a sua duração de 24 horas no organismo, possibilitando que seja utilizado apenas uma vez ao dia, o que facilita muito a adesão ao tratamento. Até o momento, temos disponível no Brasil o Vilanterol, que é liberado apenas a partir dos 12 anos. Esse medicamento não está disponível na forma de spray, e sim em outro dispositivo para inalação, que também é de fácil manuseio. Falaremos mais sobre dispositivos inalatórios em outro post, em breve. 

Existem outros tipos de tratamentos para asma além dos sprays que merecem um post só para eles. Fique ligado no Dicas Pneumologia Pediátrica!

Agora você já sabe que existe uma variedade enorme de sprays para o tratamento da asma, busque, junto ao seu pneumologista pediátrico, a melhor escolha para seu filho.

Ficou com alguma dúvida? Deixa um comentário para nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário