domingo, 8 de maio de 2016

A Importância das Mães no Tratamento dos Filhos

É de extrema importância que a mãe apresente domínio sobre a doença e tratamento de seu filho. Seja a “mãe vó”, a “mãe pai”, a “mãe dinda” ou qualquer outra pessoa responsável pela criança.
 O primeiro passo é entender o que está acontecendo com a criança, qual o nome da doença que ela possui e o que isso significa. Se está tomando algum remédio, para que ele serve? O que esperamos que melhore com seu uso?  Perguntas simples como estas muitas vezes não estão bem claras para as mães.
O segundo passo é saber com utilizar as medicações. De nada adianta entender a doença, saber o tratamento necessário, mas não saber como o realizar. Na área da pneumologia pediátrica, merece destaque a técnica inalatória. Muitos medicamentos são administrados por esta via e, se for feito de maneira inadequada, o tratamento pode ser muito prejudicado.
O terceiro passo refere-se à regularidade com que a medicação é feita. Para remédios que são usados duas vezes ao dia, costumo orientar as mães a deixarem a medicação ao lado da escova de dentes da criança e sempre fazer antes de escovar os dentes pela manhã e à noite. É mais fácil incorporar uma rotina à uma já existente do que criar uma nova.
O quarto passo consiste em seguir educando a criança, impondo limites. Principalmente quando a criança possui uma doença mais grave ou que implica em internações, é comum que os pais queiram compensar o sofrimento dos filhos dando-lhes muitas regalias. Dar limites, ensinar o que é certo e o que é errado, estipular hora para dormir, ensinar a alimentar-se de maneira saudável, mostrar como tratar os outros com educação, tudo isso continua sendo muito importante para seu filho, mesmo que ele tenha alguma doença grave.
O quinto passo é dar amor e atenção, pois estes são a base para a criança crescer sentindo-se amada e ser capaz de amar os outros.
Vamos aproveitar o dia de hoje para refletir sobre nosso entendimento sobre a doença e tratamento de nossos filhos. Anote suas dúvidas e pergunte ao seu pneumologista pediátrico na próxima consulta, ele ficará feliz em ajuda-la.
Um feliz dia das mães a todos!

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de comentar algo? Deixa um recado para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário